Quando o Yogue se torna qualificado através da prática da disciplina ética, por abster se de ações ilícitas (YAMA) e da autosuperação (NIYAMA), pode então começar a prática de ASANA e de outras técnicas.

Yoga Bhasya Varana, II. 29

No Ashtanga Yoga, que é o caminho óctuplo apresentado por Sri Patanjali no Yoga Sutra, consta como o primeiro e o segundo passo ao estado de unificação que chamamos Yoga, as “condutas éticas e morais. As proscrições (YAMA) e observância (NIYAMA) respectivamente, são pré requisitos à escolha verdadeira do caminhante. São elas:

YAMA

AHINSA – não-violência.

SATHYA – veracidade.

ASTEYA – não se apropriar, não roubo.

BRAMACHARIA – não desvirtuamento da energia sexual/vital.

APARIGRAHA – desapego.

NIYAMA

SAUCHA – pureza.

SANTOSHA – contentamento.

TAPAS – auto esforço, disciplina, força de vontade.

SWADHYAYA – autoestudo, estudo sobre a escrituras sagradas da humanidade.

ISWARAPRANIDHANA – autoentrega,  consagração, devoção, altruísmo.

        O terceiro passo desse caminho que independente de credo, orientação religiosa ou cultura específica, que só vem auxiliar o bem viver em harmonia é ASANA – postura, assento,  assentamento. Esta é uma das etapas mais conhecidas quando se ouve falar em yoga, talvez pela beleza plástica e os benefícios psicofisícos que elas podem proporcionar ao praticante.

        A próxima parte ou etapa é PRANAYAMA – conhecimento, prática de respeito e condução mais refinada da bio energia nos sistemas físico, energético, emocional em direção à sutileza espiritual.

        Em seguida os estados mais aprofundados de consciência se revelam como PRATYAHARA: que se manifesta espontaneamente  quando criamos condições adequadas oriundas do resgate das reais sensações. Por meio da consciência corporal e respiratórias e do conhecimento dos mecanismos de comunicação entre a mente e os órgãos dos sentidos, e da prática da observação dos mesmos,  possibilitando a sua tranquilização e conversão. E quando isso é possível e o aprofundamento se estabelece, ocorre o que  significa concentração.

        Quando a  conversão dos sentidos volta-se para o centro, para a fonte original manifesta-se  DHARANA. 

        Quando isso ocorre, espontaneamente os estados meditativos que apontam para o objetivo do praticante se aprofundam cada vez mais, isso é DHYANA, o sétimo passo.

        Então as portas para a comunhão estão se abrindo. SAMADHI é o mergulho em direção ao Estado de Yoga.

        Assim sendo,  caracteriza-se o Ashtanga Yoga como um meio espiritual, seguro e acessível a quem estiver de coração aberto e alma livre de condicionamentos paralisantes e auto-impostos baseados no medo e em julgamentos que só fazem separar e afastar. Ou para  aqueles sinceros, que atentos aos seus limites, escolhas e falhas estāo dispostos a aceitar a Graça que é viver e se responsabilizar pelo resultado de suas escolhas com coragem. É uma via de acesso  à nossa mais íntima e profunda humanidade, em direção à realidade última e infinita da qual não fazemos ideia, mas somos parte.

Namaste!

 Christyano Eduardo Ricetti

#Yoga #Namaste #YogaBrasil #CasaDeYogaMahaDevi #EuPratico #YogaMuitoPrazer

Tags

yoga