Assim como os primeiros raios do sol da primavera ao inssidirem sobre o gelo nos picos nevados das montanhas aumentam os rios caudalosos que de lá descem, Kapha que se acumulou em nosso organismos durante o inverno começa a descer e a espalhar-se pelo corpo. Esse líquido denso pode enfraquecer nosso fogo digestivo, Agni. O que poderá fazer surgir os transtornos comuns nesse período do ano, como as sinusites, rinites, alergias a pólen entre outros.
A primavera e uma estação que anseia pela vida e de acordo com ponto de vista Ayurvedico é um momento de purificação do kapha acumulado. E também das toxinas que não fomos capazes de eliminar de nossos corpo, Ama. Ama literalmente significa alimento mal cozido, aquilo que não fomos capazes eliminar. Auxiliando nesse processo natural podemos melhorar nosso calor digestivo, fortalecendo nossa saúde geral.
Se esse muco acumulado permanecer em nosso corpo, se manifestará em letargia física, melancolia, lentidão mental, preguiça. Reorganizar as rotinas e alimentação auxiliam na adaptação de nosso organismo à maior luminosidade e umidade típicos dessa estação de transição que é a primavera. Nos conduzindo a uma alimentação mais leve na próxima estação.
Ao diminuirmos as gorduras, os sabores ácido, os doces e os, salgados e optando pelos sabores mais quentes e adstringente dimunuimos a agravamento natural de kapha nesse tempo. Christyano Eduardo Ricetti