Yoga significa união, integração, portanto, inclusão.
O objetivo da educação é construir caráter virtuosos para uma perfeita humanidade.
Se há uma meta para educação, é esta. E se houver uma meta para o conhecimento, que seja o amor.

Em vez de “saber é poder”, que seja: “caráter é poder”. A Crise de caráter ao meu ver resulta da negligência para com a educação. Do contrario, como utopia, pode se manifestar socialmente como renúncia da Ganância. Educação sem aprimoramento do caráter é um barco a deriva.

Portanto, creio que Inteligência e conhecimento apenas, não basta. Esta, sem uma correspondência com o desenvolvimento do caráter, além de vulnerável se torna um exercicio da futilidade, possessividade e apego de tantos tipos e formas.

É por isso que a educação deve resultar em humildade no individuo e não orgulho, soberba. Enesse sentido, alguém próspero é a pessoa humana, não competitiva, não preconceituosas, sendo assim, pode se tornar compassiva, empática, inclusiva e correta. E Viver correto confere felicidade.

Por isso, a promoção de valores humanos deve ser parte integrante do processo educacional gerando comportamentos, relações e relacionamentos éticos tendo como base o respeito. Portanto, cultivar a virtude se torna mais importante que a simples aquisição do conhecimento, ou a conquista do diploma. Levando os estudantes a se desenvolver em valores humanos juntamente com os conhecimentos necessários, e estes só se tornam saberes na prática.

Mas, será que nós, agentes sociais, educadores, alunos e familiares, exercitamos o cultivo de valores como a não-violência e o amor, a verdade, a paz, a ação-correta? Nos auto-questionamos e nos aconhecemos de fato? Tomamos decisões reais ou somos apenas reativos?

Esses valores eleva-nos como o indivíduos, assim podem humanizar de fato a sociedade da qual fazemos parte.
A violência fecunda, sempre ha de se manifestar na ausência do interesse nos valores fundamentais.

E essa busca desenfreada de satisfação de desejos individuais e egoístas que nunca cessam, consiste na imolação dos valores humanos e no culto ao que se capitaliza.

Apesar desses valores acima referidos serem inerentes ao este humano e e passíves de beneficiar e tocar todos os demais seres, e o meio, devemos promover ações onde eles possam ser expressos objetivamente, validando as emoções genuínas e permitindo-as que passem por nós.

A menos que o conhecimento seja transformado em saber, na prática, e este expresse o caráter, a educacao não passa de um processo degenerador de natureza e destrutivo de relacionamentos humanos e do próprio meio.

Os valores devem ser praticados no dia a dia, incluindo adultos e crianças.

Verdade é aquela que deve ser vivida, assim também será dita.
Retidão é a prática.
Paz, flui quando ha confiança!
Amor é a alma da não-violência. Sem este, não existem os demais. Nao faz sentido quando estudados em livros, mas cultivados pelo pelo interesse pessoal

A humanidade humana, reside na unidade de pensamento, palavra, ação. Assim o amor se manifestará na família, pela natureza, pelos amigos, e por consequência na sociedade como um todo. Expande-sepor meio da palavra, da ação e do pensamento. E, como reflexo disso, a verdade. Esta, em ação chamamos retidão. E quando o amor se torna objeto de contemplação, se expressa em paz. Mas, afinal, de onde vem esse amor?
De sua fonte original: a não-violência. O amor no ambiente do sentimento é paz, e não se afeta pelas flutuações da vida. Amor na compreensão é não-violência. Amor na ação é sacrifício, ação correta, pois, não deseja recompensas. Verdade, paz, retidão, não-violência não existem separadamente.

Christyano Eduardo Ricetti

Tags